Daniel Kroth | Bioarquitetura: mais que uma tendência, uma filosofia de vida

Bioarquitetura: mais que uma tendência, uma filosofia de vida

Ver todas publicações
Bioarquitetura: mais que uma tendência, uma filosofia de vida

Você pode até não saber exatamente o que o termo Bioarquitetura significa, mas certamente já cruzou com um desses projetos, que têm como ponto de partida, a preservação do planeta em seus diversos ecossistemas.

Esse é um movimento global que vem se firmando como tendência e vem sendo aplicado a obras de todos os tipos e portes, sempre com a preocupação de reduzir o impacto ambiental e poupar os recursos naturais.

Um projeto de Bioarquitetura transcende os aspectos técnicos e estéticos e considera também, todo o ciclo de vida útil e a cadeia produtiva dos materiais empregados na obra.  Seu ponto de partida é o uso passivo dos recursos naturais como luz solar, ventilação e microclimas para a obtenção da eficiência energética da construção. Todas as fases da obra são programadas para interferir minimamente no meio ambiente. Por esses cuidados estarem presentes em todas as etapas, nem sempre estão à mostra.  A opção por fornecedores instalados próximos do local da obra, por exemplo, reduz a emissão de gases no transporte.

Já na parte estética, o design privilegia o uso de formas orgânicas e naturais e, de um modo geral, as edificações se misturam aos ambientes onde estão inseridas.

Ao contrário do que se pensa, uma casa sustentável e ecológica, que privilegia o uso de matérias-primas como terra, pedra, areia, argila, fibras naturais e cimento queimado, pode ter muita sofisticação e conforto. Um exemplo disso é a instalação de placas fotovoltaicas para prover energia limpa. Podemos citar, também, as coberturas verdes, cada vez mais aproveitadas nas grandes cidades pela sua excelente capacidade de controle termoacústico, além de estimularem a biodiversidade e melhorarem a qualidade do ar.

Integrar e harmonizar funcionalidade, conforto e beleza às construções com o respeito ao ecossistema é mais do que um jeito novo de construir. É a contribuição da Arquitetura para garantir um planeta melhor às próximas gerações.  

04 de Maio de 2020

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades