Daniel Kroth | Para aproveitar a qualquer hora

Aconchego para todas as horas

Ver todas publicações
Aconchego para todas as horas

Houve época em que a decoração da casa era pensada para impressionar as visitas, em que se mantinha a prataria à vista, sempre lustrosa; em que se usava a enceradeira para manter os pisos brilhantes; em que a sala era usada para receber. A preocupação em deixar o ambiente sempre arrumadíssimo fazia com que ele fosse pouco usado.

Com o passar dos anos, com as mudanças de hábitos com outros valores culturais e com novas necessidades, a sala de visitas passou a ser a sala de estar. Sala de estar com a família assistindo filme; de estar com amigos batendo-papo; de estar tirando um cochilo. A sala, hoje é, na maior parte das residências, o espaço de convívio, sendo utilizada a qualquer momento do dia e para vários propósitos.

Por conta disso é o lugar da casa que concentra a maior parte das referências afetivas como fotografias, objetos de decoração com história e obras de arte que despertam determinados sentimentos. É comum que, na tentativa de tornar este um ambiente afetivo e aconchegante, a decoração recrie o estilo rústico do campo ou a leveza do litoral incorporando elementos como couro, madeira, ferro a decoração e utilizando cores quentes e texturas nas paredes e pisos. É a combinação e mistura de estilos que dá ao espaço a personalidade do dono da casa.

Para dar mais conforto e tornar sua sala um lugar ainda melhor para se estar, seguem algumas dicas:
 
ILUMINAÇÃO – Valorize ao máximo a luz natural de cada espaço. Prefira as luzes mais intimistas e cálidas à noite.

CORES – Tons quentes deixam o espaço mais aconchegante. Cores neutras cansam menos e transmitem tranquilidade. As paletas mais vibrantes passam energia.

PLANTAS – Jardins verticais, uma árvore solitária, um recanto com composição de espécies ou uma simples samambaia pendurada, o importante é incorporar um pouquinho de natureza ao ambiente. Isso sempre traz mais conforto.

TAPETES – O tapete “veste o ambiente”. Bem colocado e no tamanho certo, faz toda a diferença conferindo não só aconchego, mas também estilo ao espaço. Fique atento: tapetes altos e fofos são indicados para ambientes com pouca circulação.

MANTAS E ALMOFADAS – Ouse em estampas e texturas diferentes. Faça composições. Além de aconchegante, seu ambiente ficará mais alegre.

O mais importante é que a decoração traduza o seu estilo e deixe o ambiente convidativo para todas as ocasiões. Faça com que sua casa seja o melhor lugar para se estar.

24 de Abril de 2020

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades