Daniel Kroth | Pés no Chão na hora de escolher o piso!

Pés no Chão na hora de escolher o piso!

Ver todas publicações
Pés no Chão na hora de escolher o piso!

Comprou um imóvel na planta e precisa escolher o piso? Reformou a casa e não sabe que material usar no chão?

Parece simples, mas escolher o piso de um ambiente é um desafio. É preciso levar em conta uma série de fatores além da estética e da harmonia com a decoração. Deve-se considerar aspectos como o tamanho do espaço, qual será a sua finalidade, se tem crianças ou animais de estimação na casa, a temperatura predominante do lugar e até a praticidade para limpar. O mercado oferece uma infinidade de opções em tons, materiais, texturas e estilos diversos.

Além disso, os pisos podem modificar a percepção das dimensões de um espaço, dando a sensação de serem maiores ou menores. Eles podem delimitar ambientes em um local amplo sem que paredes precisem ser levantadas. Por outro lado, se o espaço é reduzido, utilizar o mesmo piso em todos os cômodos cria uma sensação de amplitude, principalmente se for em cores claras.

TIPOS MAIS COMUNS DE PISOS

O piso laminado é o mais popular e já existem os resistentes a impactos, riscos e manchas. O mercado oferece opções para todos os bolsos e gostos e essa alternativa é de instalação rápida, fácil e limpa.

Os pisos vinílicos em manta são os mais versáteis e resistentes. São ideais para locais com grande circulação de pessoas, e são apresentados em uma infinidade de estampas e estilos. A maior parte funciona como isolante térmico e acústico, não retém poeira, nem mancham.

O assoalho de madeira é um clássico atemporal. A madeira passa sofisticação ao estilo rústico, mas exige cuidados adicionais pois risca com facilidade e desbota se muito exposta ao sol. A boa notícia é que existem produtos que podem revestir, proteger e manter seu piso de madeira sempre bonito. O parquê, outra opção que esbanja elegância, está voltando como tendência em 2020. A mescla de tons da madeira permite fazer composições que dão charme adicional à decoração.

O porcelanato, por ser um material brilhante, dá um toque de sofisticação e amplitude ao ambiente. A instalação mais trabalhosa é compensada pela facilidade de limpeza. O mesmo acontece com os ladrilhos hidráulicos. São mais complicados de serem afixados, mas são resistentes, não sofrem ação do tempo e são limpos sem dificuldade. Suas cores vibrantes trazem alegria ao lugar.

Muito comuns no passado, os carpetes foram perdendo espaço ao longo dos anos pela dificuldade de higienização e pelo acúmulo de poeira e ácaros. No entanto, essa é uma boa alternativa pra dar aconchego e aquecer cômodos frios.

Escolheu o piso? Antes de concluir a compra, estude o local onde ele será aplicado, faça simulações com amostras e lembre-se: um arquiteto de confiança pode tornar esse processo muito mais fácil e garantir um bom resultado em sua obra. ;0)

16 de Abril de 2020

Assine nossa newsletter e fique por dentro das últimas novidades